Fundada no dia 15 de outubro de 1924, a Associação Brasileira de Educação – ABE comemorou seu 101º aniversário de forma muito especial, com a reunião para a instalação da Academia Nacional de Educação, Ciência e Inovação – ANECI, realizada no Salão Nobre do Centro de Altos Estudos da UFRJ – na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Por iniciativa do professor Paulo Alcântara Gomes, presidente da ABE, a nova Academia tem por objetivo promover debates, geração de ideias, de políticas e de soluções relacionadas a questões da educação, da ciência e de suas aplicações.
A proposta é de que a ANECI seja fonte independente de aconselhamento à disposição do governo, da sociedade e do setor produtivo. Seus membros titulares são professores, pesquisadores e profissionais de áreas diversas, do Ensino Básico ao Ensino Superior, do setor produtivo e de organizações governamentais.
À mesa, da esquerda para a direita, Sohaku Bastos (American College of Tradicional Medicine EUA), Delmo Morani (vice-presidente da ABE), Paulo Alcântara (presidente da ABE) e Pedro Flexa (Vice-presidente da ABE)
Na fileira de trás, também da esquerda para a direita, estão: Waldemar Barroso, (Exército Brasileiro), Glauco Aguiar (Cesgranrio), Mariana Sá Alcantara Gomes (Faculdade Cesgranrio/RCE-Rio), Nival Nunes de Almeida (UERJ), Francisco Amaral (UFRJ), Nelson Maculan Filho (UFRJ), Aristeo Gonçalves Leite Filho (UERJ/Rio e Colégio Ogá Mitá), José Dias (Unirio), Ronaldo Mota (UFSM e UFRJ), Francis Bogossian (Clube de Engenharia RJ), Padre Arnaldo Rodrigues da Silva (PUC), Rivo Gianini (Associação Brasileira das Alianças Francesas), Silvio S. Lima (UFRJ) e Manuel Gonçalves da Silva (UNL). Outros 15 membros titulares fundadores, de vários estados, participaram on-line da reunião.instalação